Manifestações artísticas
Danças
- Cancan
Foi
originado a partir da mistura de duas danças: a Quadrilha e a Polca.
Foi inventado em Londres, mas muito mais dançada na França,
Paris.
É uma dança que é normalmente composta por meninas (mas pode ter
bailarinos homens) utilizando vestidos com saias esvoaçantes e
coloridas e com movimentos livres. A maioria dos passos de Can Can
são com as pernas altas e, como as dançarinas dançam com meia calça, suas
pernas acabam, de um jeito ou de outro, aparecendo para o público.
Por
esse motivo a dança foi considerada imoral e indecente, e chegou a
ser proibida pela polícia durante um longo período.
Quando
voltou a ser liberado, o Can Can começou a ficar popularmente conhecido e muito praticado principalmente em
Paris.
- Quadrilha
Esse tipo
de dança (quadrille) surgiu em Paris no século XVIII, tendo como origem
a contredanse française, que por sua vez é uma adaptação da country
dance inglesa, segundoos estudos de Maria Amália Giffoni.
A quadrilha foi introduzida no Brasil
durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do
século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu
as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas
evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música.
Moda
Junto
com Milão, Londres e Nova York, Paris é o centro de um importante número
de desfiles de moda. Algumas das maiores casas de moda do mundo têm a
sua sede na França.
A associação da França com a moda data em grande parte para o reinado de
Luís XIV, quando as indústrias de bens de luxo na França
veio cada vez mais sob o controle real e a corte real
francesa tornou-se, sem dúvida, o árbitro do gosto e estilo na Europa.
França renovou o seu domínio da alta costura na indústria da moda nos
anos 1860-1960, através do estabelecimento de grandes casas de
alta costura, a imprensa de moda e desfiles de moda.
Frederick Worth que
dominou a indústria entre 1858 e 1895. No início do século XX,
a indústria expandiu através de tais casas de moda parisienses como a
Casa de Chanel e Balenciaga. Nos anos do pós-guerra, a moda retornou
à proeminência através do famoso "novo olhar" de Christian
Dior, em 1947, e através das casas de Pierre Balmain e Hubert de Givenchy
. Na década de 1960, "alta costura" veio sob críticas de
cultura da juventude da França, enquanto designers como Yves Saint
Laurent rompiam com normas de alta moda estabelecidos através do
lançamento de linhas de prêt-à-porter ("pronta para usar")
e expansão de moda francesa em produção em massa e marketing. Com um
maior enfoque na comercialização e fabricação, novas tendências foram
estabelecidas nos anos 70 e 80 por Sonia Rykiel,Thierry Mugler,
Claude Montana, Jean Paul Gaultier e Christian Lacroix.
Desde 1960, a indústria da moda na França está sob crescente concorrência
de Londres, Nova York, Milão e Tóquio, e os franceses têm cada vez
mais adotado modas estrangeiras (principalmente americanas) (como
jeans, sapatos de tênis). No entanto, muitos designers estrangeiros ainda
procuram fazer suas carreiras na França.
A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Depois desceu as escadarias do palácio e caiu no gosto do povo, que modificou suas evoluções básicas e introduziu outras, alterando inclusive a música.
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